terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Final Fantasy XIII: fraude?

O lançamento de Final Fantasy XIII no Japão, ocorrido no finzinho de 2009, trouxe uma pá de polêmicas. Muitos jogadores e fãs da série têm criticado duramente vários aspectos do game, como sua linearidade, sua facilidade e sua falta de estratégia nos combates. Em meio a todas essas reclamações, o jogo ainda conseguiu tirar nota 39/40 na revista japonesa Famitsu. Mas como isso é possível?

Uma revista de Hong Kong alega ter a resposta: fraude. Em sua própria matéria, em que deu nota 4/10 ao game, a revista simplesmente escracha o jogo, elogiando apenas a parte gráfica e a sonora. Para ela, FFXIII mal pode ser considerado um RPG devido ao seu grosseiro sistema de exploração e combates.

Um dos problemas muito citados é a linearidade do título. Até o capítulo XI do jogo, após 20 ou 30 horas, só é possível ir e explorar locais que o jogo obriga. Não é possível fazer nem mesmo um backtracking, ou seja, explorar áreas anteriormente visitadas. Tudo bem que isso é algo comum em muitos RPGs orientais, mas as críticas exaltadas sugerem que o caso de FFXIII é grave e deixa o jogo frustrante.

Outro problema seria sua facilidade. Após cada combate, o HP dos membros do grupo simplesmente enche. Não há muito desafio em um jogo que fica de babá do jogador com atitudes como essa. O combate em si segue a tendência atual dos RPGs eletrônicos, com mais apertar de botões. Mas, ao que parece, é um apertar frenético e sem um pingo de estratégia. O que é realmente lamentável, pois quem joga um FF espera, no mínimo, um combate que honre as tradições da série.

Apesar de ter vendido em poucas semanas de seu lançamento mais de 2 milhões de cópias, Final Fantasy XIII é duramente criticado, no que a revista considera "a maior fraude da história dos jogos" e "a maior piada de 2009". Em março se dará o lançamento americano do game. Daí poderei jogá-lo, avaliá-lo e descobrir se concordo ou não com tudo isso que está sendo dito. Mas, pelo andar da carruagem, vou acabar me decepcionando mesmo...

7 comentários:

  1. tá, só não precisa chorar....

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, ta com medo de que pra esconder a identidade? :D

    ---x---

    Sempre fui fã de FF D: pelo visto o XIII nao fez jus à serie

    ResponderExcluir
  3. Nada como ter 12 anos e querer se sentir fodão, neh anonimo?

    ResponderExcluir
  4. FF sempre teve a história tosca, mas dizem q o jogo é bom, joguei os primeiros da série os unicos q me agradam são os tatics, FF é bem tosco existem outros RPGs bem melhores, não sei como consegue vender tanto.

    ResponderExcluir
  5. Eu li em outro canto que esse cara que fez esse review ele só tinha jogado 8 horas do Jogo. Sinceramente, sou muito fã da série da Square (atual Square Enix) desde os 16 bits e eles nunca me decepcionaram, creio que não vai ser agora.

    Abraços

    www.pleonasmo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu num sou o anonimo ali de cima, mas eu só boto anonimo nessa porcaria de tipo de comentarios, pq da muito trabalho pra registrar id nela.
    Só batonum bato anonimo qnd da pra usar gravatar, aew webmaster, muda aew!

    PS: Sobre ff, tão mudando muito, perde a fidelidade do jogo msmo, inovar blza, mas dentro do padrão ff, se não abre outra franquia!

    ResponderExcluir
  7. a enix fudeu tudo.. existe alguma reclamação de algum jogo da série quando era chefiada apenas pela squaresoft? não nem mesmo ao primeiro da serie.. mas todos que a enix fez foram cagados...

    ResponderExcluir